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Pancho Guedes – Vitruvius Mozambicanus

195,00

Edição de Julho de 2009 – Estado impecável como novo.

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    Catálogo da exposição no CCB – Museu Colecção Berardo

    Muitas das ideias da minha arquitectura partem de desenhos, que são comuns aos meus quadros e esculturas. Outras são paráfrases ou citações distorcidas do trabalho e das ideias de outros artistas. Outras partem de outros tipos de imagens e visões, que me fascinam e preocupam durante um certo período de tempo, ou que estiveram sempre comigo. Acredito que os quadros, assim como todas as outras criações, crescem uns a partir dos outros, que cada artista inventa os seus próprios precursores, que há um diálogo incessante com muitos passados.
    […] A minha tarefa é agora patrulhar as fronteiras entre a arquitectura e a arte, para expandir os seus territórios com novas ideias e possibilidades, assinalando-as para os estudantes e para mim.

    Many of the ideas of my architecture originate in drawings, which are common to my paintings and sculpture. Others are paraphrases or distorted quotations from other artists’ works and ideas. Some originate in other kinds of sights and visions, which have fascinated and worried me over a span of time or have always remained within me. I believe that paintings and all other creations grow out of each other, that each artist invents his own precursors, that there is an incessant dialogue with many pasts.
    […] My task is now to scout the borders of architecture and art, to expand their territories, with new ideas and possibilities and signpost them for students and myself.

    Beaucoup de mes idées de l’architecture viennent des dessins, repris aussi dans mes peintures et sculptures. D’autres sont des paraphrases ou des citations de l’œuvre et des idées d’autres artistes. Certaines proviennent d’autres types d’images et de visions qui me fascinent et m’inquiètent dans un certain moment, ou qui sont depuis toujours en moi. Je crois que les tableaux et toutes les autres créations sont entraînées les uns par les autres, que chaque artiste invente ses propres précurseurs, et qu’il y a un dialogue constant avec de différents passés.
    […] Mon travail est maintenant de patrouiller aux frontières entre l’architecture et l’art, d’étendre leurs territoires avec des nouvelles idées et possibilités, en les signalant a mes élèves aussi qu’à moi-même.

    Igreja da Sagrada Família, 1960-1961
    Pancho Guedes, 1985

     

    Peso 1,66 kg

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